Por favor senhor uma esmola

Padrão

Na sexta, esperando um ônibus e conversando com um senhor, um rapaz nos aborda, mostra um papel com alguma coisa escrita.

O senhor não sabia ler e me passou, estava escrito que a mãe dele estava doente e precisavam de dinheiro para o tratamento dela.

Eu falei para o senhor o que estava escrito, já abri a bolsa para pegar algumas moedas, o senhor me olhou, com um olhar tipo “não sei se é uma boa”, eu parei e pensei: “Será que ele usaria esse dinheiro para ajudar uma mãe doente?”

E se eu desse dinheiro e ele usasse para comprar drogas? Querendo ou não, eu estaria fazendo algo ruim.

Resolvi não dar o dinheiro, o senhor deu uma bala para o rapaz, e o rapaz saiu.

O rapaz falou algo, mas não escutamos, depois o senhor disse: “Se ele falava, me diz, tinha necessidade de escrever? Não sei, só sei que eu não dou mais esmolas, já dei muita esmola mas um dia parei para pensar se estava fazendo algo bom ou ruim… desde esse dia nunca mais dei esmola, se tiver comida dou comida.”

Uma vez um mendigo pediu dinheiro, não tinha, mas tinha acabado de sair do mercado e estava com pão quente, ofereci pão para ele, ele recusou, sendo que, o dinheiro que ele havia pedido era para comprar comida… Pois é!

Mas me sinto péssima com isso.

Será que a pessoa realmente quer comprar comida para seus filhos que estão com fome, será que tem boas intenções? Ou ela quer comprar drogas e alimentar seu vício?

Infelizmente entre os dois prefiro não dar esmolas, se o mendigo quiser, eu compro alguma comida no estabelecimento mais próximo… se ele não aceitar, o melhor a se fazer é procurar outras pessoas que queiram REALMENTE ajuda.

Dois jovens fizeram um site chamado “Mendigo Urbano” uma ótima ideia, quem quiser ajudar só clicar no link acima (no nome).

Uma resposta »

Deixe um comentário

